" role="banner">

Aprenda as seis terapias para o tratamento da dor

A maior associação médica dos EUA, o Colégio Médico Americano, apresentou novas diretrizes para o tratamento da dor nas costas. A novidade está no facto de colocar os medicamentos em segundo plano e dar prioridade a terapias que, mediante exercícios e métodos manuais de osteopatia, reforçam a musculatura e promovem a reeducação da postura corporal.

Estas técnicas de tratamento da dor englobam equipas multidisciplinares, sendo realizadas sob a orientação de profissionais de saúde. A pensar nos fisioterapeutas, médicos e todos os profissionais da área da saúde, o IBS desenvolveu uma especialização em terapias da dor.

Qual a vantagem de um curso de tratamento da dor?

A principal mais-valia está na aquisição de competências de avaliação e diagnóstico com vista à eliminação da dor crónica. A segunda está na equipa de professores e na experiência do coordenador do plano de estudos.

No curso terapias da dor vai aprender os conceitos sobre seis terapias de tratamento da dor:

  1. Terapia Miofascial e Trigger Points.
  2. Técnicas de impulso.
  3. Técnicas de aplicação de bandas neuromusculares (kinesiotapes).
  4. Técnicas de inibição da dor.
  5. Técnicas Funcionais (Cranial e Visceral).
  6. Técnicas Somáticas.

Trata-se de uma especialização desenvolvida com o intuito de dar aos alunos um conhecimento profundo de Neurofisiologia. Os nossos formandos são capazes de desenvolver as técnicas de diagnóstico e tratamento mais adequadas na abordagem específica da dor crónica.

 

Professores experientes e estágio garantido

O coordenador é o professor Dr. Mário Alberto Borges de Sousa, perito em Osteopatia, nomeado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), doutor em Osteopatia, pela Faculdade de Osteopatas da África do Sul e mestre em Desenvolvimento pela Universidade Moderna. É responsável por ter fundado e desenvolvido a Osteopatia em Portugal. Tem 40 anos de experiência na preparação de profissionais de saúde e conta com um corpo docente de excelência, composto por osteopatas, médicos e nutricionistas. Conheça ainda o currículo do corpo docente do curso de terapias da dor, no site da especialização.

A formação decorre no IBS e tem a vantagem de incluir estágios profissionais no decurso da especialização.

O curso de terapias da dor decorre em dois pontos do país, no Porto e em Lisboa, e a sua próxima edição está prestes a arrancar.

Em setembro invista nas suas competências de tratamento da dor e inscreva-se na formação do IBS.

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406