Artigos


Quais as Saídas Profissionais do Curso de Auxiliar de Geriatria? - Proporcionar os melhores cuidados de saúde aos idosos é uma tarefa exigente e reservada a profissionais qualificadas. As oportunidades de trabalho nesta área multiplicam-se com o crescente envelhecimento da população. A formação no IBS prepara os futuros profissionais para a realidade do mercado de trabalho na área da Geriatria. O curso de Auxiliar de Geriatria… (Leia Mais...)
Perguntas Frequentes sobre o Curso de Auxiliar de Geriatria - O Curso de Auxiliar de Geriatria é uma formação com futuro. Há cada vez oportunidades de emprego nesta área, mas existem poucos profissionais certificados e competentes. Esta formação dá-lhe todas as ferramentas para uma carreira de sucesso. Aprenda as Técnicas de Prevenção e Cuidado de doenças e incapacidade em idades avançadas com os melhores profissionais!… (Leia Mais...)
Quanto custa a Formação para ser Auxiliar de Fisioterapia? - O melhor investimento que alguma vez pode fazer é na sua formação. Se procura um curso de auxiliar de fisioterapia e massagem desportiva, saiba que o Instituto Borges de Sousa planeou uma formação completa, com os melhores docentes e acessível à maioria das pessoas. Aprenda com profissionais experientes e parceiros de renome! O que está… (Leia Mais...)
Curso de Auxiliar de Fisioterapia: Descubra como são as aulas! - O curso de Auxiliar de Fisioterapia e Massagem Desportiva do Instituto Borges de Sousa foi desenhado para formar profissionais qualificados, completos e competentes. O plano de aulas inclui um conjunto de ensinamentos teóricos, mas dá ênfase à componente prática (80%). A formação tem a grande vantagem de contar com um corpo docente no ativo, a… (Leia Mais...)
Saídas Profissionais do nosso Curso de Auxiliar de Fisioterapia - Mais do que dar-lhe um certificado de formação profissional, o objetivo do Instituto Borges de Sousa é que tenha todas as ferramentas necessárias para exercer a sua profissão de auxiliar de fisioterapia ou auxiliar de massagem desportiva. O curso é 80% prático e tem um estágio incluído na área de saúde, desporto e bem-estar! Conheça… (Leia Mais...)
Perguntas sobre o Curso de Auxiliar de Fisioterapia e Massagem - Se está à procura de um Curso para exercer a profissão de Auxiliar de Fisioterapia, o IBS tem o curso que procura. Com o nosso Curso de Auxiliar de Fisioterapia e Massagem Desportiva tem direito a Dupla Certificação Profissional! Para além disso, tem acesso a formações práticas com 8 docentes da área e um estágio… (Leia Mais...)
Aprenda as seis terapias para o tratamento da dor - A maior associação médica dos EUA, o Colégio Médico Americano, apresentou novas diretrizes para o tratamento da dor nas costas. A novidade está no facto de colocar os medicamentos em segundo plano e dar prioridade a terapias que, mediante exercícios e métodos manuais de osteopatia, reforçam a musculatura e promovem a reeducação da postura corporal.… (Leia Mais...)
Especialização em terapia miofascial é no IBS - A terapia miofascial é uma das técnicas mais utilizadas nas terapias da dor, devido aos seus benefícios no alívio dos espasmos musculares e na recuperação da mobilidade. Trata-se de um método que tem como objetivo a inibição dos problemas funcionais e consiste numa técnica manual que é aplicada em pacientes que sofrem de dor crónica.… (Leia Mais...)
Quer saber tudo sobre fisiopatologia da dor? - Todos os profissionais de saúde que trabalham com pacientes que sofrem de dor crónica querem saber tudo sobre a fisiopatologia da dor. O conhecimento da fisiologia, anatomia e todos os mecanismos, fisiológicos e psicológicos, desta sensação desagradável é essencial para aplicar a terapêutica indicada e todas as ferramentas disponíveis. No Instituto Borges de Sousa (IBS),… (Leia Mais...)
Domine as técnicas de impulso no curso terapias da dor - Há um curso de especialização abrangente e multidisciplinar que confere aos formandos competências para aplicar diversas terapias em pacientes com dor crónica. Uma das técnicas lecionadas é a de impulso. Este é um método manual, osteopático, que permite evitar o recurso a técnicas invasivas, como a cirurgia. As técnicas de impulso contribuem para a recuperação… (Leia Mais...)
Quer especializar-se em bandas neuromusculares? Há um curso para si! - A especialização em terapia da dor, do IBS, contempla no seu plano curricular a aprendizagem e aquisição de técnicas dirigidas à eliminação da dor. Terapia Miofascial e Trigger Points, técnicas de impulso, técnicas de aplicação de bandas neuromusculares (kinesiotapes), técnicas de inibição da dor, técnicas funcionais (Cranial e Visceral) e técnicas somáticas são lecionadas neste… (Leia Mais...)
Aprenda tudo sobre bandas neuromusculares no IBS - As bandas neuromusculares nasceram no século passado, mas estão mais atuais que nunca. Esta técnica chega da Ásia e é também conhecida por Kinesiotapes ou Taping Neuromuscular. Este método é considerado muito vantajoso, já que restringe os movimentos sem gerar pressão na área afetada pela lesão. É muito usado por profissionais que se dedicam ao… (Leia Mais...)
Torne-se num especialista em inibir a dor - Sabia que a Associação Internacional para o Estudo da Dor define a dor como "uma experiência emocional e sensorial desagradável associada a uma lesão tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal lesão"? Esta sensação afeta cada vez mais a população portuguesa e, por isso, a procura por profissionais certificados e com especialização… (Leia Mais...)
FAQs – Cursos de Massagem Terapêutica - Na hora de tirar um curso de massagem terapêutica e desportiva surgem muitas dúvidas, como é natural. Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas perguntas. Por isso, reunimos algumas das questões que os nossos formandos nos colocam com frequência. O IBS é um instituto certificado? O IBS é uma entidade formadora certificada pela DGERT. Detemos… (Leia Mais...)
Tudo o que deve saber sobre ser um massagista certificado - O interesse pela massagem terapêutica desportiva tem crescido nos últimos anos. Esta profissão é atualmente bastante requisitada devido à sua popularidade e aos reconhecidos benefícios. Daí que se verifique uma crescente procura por massagistas terapêuticos e desportivos certificados. Este é o momento para investir na formação numa profissão com futuro. A paixão pela área é… (Leia Mais...)
Porque devemos fazer um curso de massagem terapêutica do IBS? - A massagem terapêutica e desportiva é cada vez mais procurada devido aos benefícios que traz ao corpo e mente. Por isso, quando nos questionam porque se deve fazer um curso de massagem, a resposta é simples. Este curso tem inúmeras saídas profissionais, não só na área da saúde, mas também em federações desportivas, centros de… (Leia Mais...)
Sabia que a massagem desportiva é uma técnica milenar? - Há já muitos séculos que a massagem é encarada como uma terapia essencial para a estimulação e recuperação dos músculos a um nível preventivo, terapêutico ou desportivo. Sabia que o mais antigo registo de uma massagem data de 3000 anos antes de Cristo e foi feito pelo povo chinês? Desde essa época a massagem tem… (Leia Mais...)
Massagem desportiva: Importância para a natação - A massagem desportiva é um dos meios mais reconhecidos para a preparação e recuperação dos atletas. Ao exercer uma ação geral e local, este procedimento consegue estimular a troca intercelular e a atividade do sistema circulatório e respiratório. Por outro lado, a massagem desportiva tem sido apontada como uma das melhores técnicas para relaxar, porque… (Leia Mais...)
Escola de desporto: O papel da Psicologia do Exercício - A Psicologia do Exercício é uma das disciplinas mais relevantes numa escola de desporto de qualidade cuja principal temática seja a avaliação estrutural e funcional do aparelho músculo-esquelético. Graças a esta unidade curricular, os formandos estão aptos para identificar os desequilíbrios estruturais e posteriormente aplicar as técnicas corretivas mais vantajosas para a restauração dos padrões… (Leia Mais...)
Curso de massagem: Porque é importante para o futebol? - No futebol a massagem desportiva tem um papel importante para a preparação e restabelecimento dos músculos dos membros inferiores, nomeadamente os quadríceps e o tensor da fáscia lata. É aconselhável a aplicação de uma massagem mais estimulante antes dos treinos ou jogos: trata-se de uma boa forma de preparar cada um dos músculos para a… (Leia Mais...)
Massagem terapêutica: Contraindicações da drenagem linfática - A drenagem linfática manual é uma das massagens terapêuticas mais reconhecidas. Nos dias de hoje recorre-se bastante a esta técnica para a estimulação da circulação linfática, o que é extremamente importante para a nutrição do organismo e eliminação de toxinas. Apesar de ser eficiente para inúmeros casos clínicos, a drenagem linfática manual também tem as… (Leia Mais...)
Curso de massagem: Diferentes aplicações da massagem desportiva - A massagem desportiva tem um papel importante para os atletas, independentemente da modalidade. Além de contribuir para a preparação dos desportistas, este tipo de procedimentos representa um alívio das dores nos músculos. Estas vantagens transversais para todos os desportos devem-se aos diversos benefícios da massagem no nosso organismo, como por exemplo: • Aumentar a circulação… (Leia Mais...)
Escola de massagem: Porque a depilação é importante na massagem? - Há já algum tempo que a depilação deixou de ser apenas um «assunto de mulheres». A remoção de pelos está a transformar-se num hábito frequente entre os homens, especialmente para os atletas. Entre as vantagens da depilação no desporto, está o facto de facilitar a massagem antes e após os treinos ou competições. Quer conhecer… (Leia Mais...)
Massagem desportiva: Com ou sem gelo? - A massagem desportiva com gelo é um hábito frequente entre os atletas após os treinos ou provas. No entanto este procedimento não é consensual: enquanto há autores que defendem que a massagem gelada traz imensas vantagens, outros consideram que esta prática é ineficiente. Quer especializar-se em massagem desportiva para esclarecer estas e outras questões? Invista… (Leia Mais...)
Curso de desporto: Qual a relevância da Fisiologia do Exercício? - O curso de desporto do Instituto Borges de Sousa (IBS) inclui a Fisiologia do Exercício Físico. Trata-se de um reconhecimento da importância desta unidade curricular que se centra nas transformações orgânicas, anatómicas e funcionais que ocorrem durante a prática de uma atividade desportiva. É por estes motivos que a Fisiologia do Exercício é até uma… (Leia Mais...)
Curso de massagem para desporto: Anatomofisiologia é essencial - O primeiro semestre do curso de massagem para desporto do Instituto Borges de Sousa (IBS) inclui a disciplina de Anatomofisiologia. Trata-se de uma área fundamental para os nossos estudantes, visto que aprofunda o conhecimento integrado da fisiologia e estrutura do aparelho de locomoção e seu sistema de regulação: o sistema nervoso. Ficou interessado e quer… (Leia Mais...)
Torcicolos podem ser amenizados com Terapia da Dor - Passa muito tempo à frente do computador? Então sofrer de torcicolo deve ser frequente para si! Sendo igualmente associada a infeções no sistema nervoso, entre outras condições, esta contração involuntária de um músculo no pescoço é bastante incómoda: a cabeça permanece inclinada para um lado, o queixo fica virado para o outro… Resultado: sente uma… (Leia Mais...)
Massagem desportiva é uma necessidade básica para os corredores - Ainda que seja considerada por alguns como um luxo, a massagem desportiva deve ser encarada como uma necessidade básica de qualquer corredor, seja amador seja profissional. Independentemente do nível do desportista, o treino é uma sucessão de agressões aos músculos que precisam de se regenerar rapidamente através das massagens desportivas que estimulam a circulação sanguínea. Um atleta… (Leia Mais...)
Como a especialização em Homeopatia pode ser útil para crianças? - Sabia que os ensinamentos aprendidos numa especialização em Homeopatia também podem ser aplicados em crianças? Este procedimento não só consegue controlar os sintomas das doenças pediátricas, mas também trata eficazmente dos desequilíbrios orgânicos, inclusive do foro psíquico, que estão na origem dessas patologias. Além disso a Homeopatia caracteriza-se por ser segura para os mais pequenos,… (Leia Mais...)
Porque a Terapia Miofascial é indicada para casos de escoliose? - Sabia que a escoliose se caracteriza por ser uma deformidade em curva que atinge a coluna vertebral? Em alguns casos esta patologia pode ser acompanhada por uma rotação das vértebras. Felizmente a escoliose tem tratamento, nomeadamente a Terapia Miofascial. A escolha do procedimento mais adequado só deve ocorrer após uma análise atenta da coluna do… (Leia Mais...)
Como um instituto de Homeopatia alivia os sintomas da menopausa? - Nos dias de hoje um instituto de Homeopatia é bastante procurado para o tratamento das mais diferentes patologias, incluindo a menopausa, uma das fases mais complexas na vida de uma mulher. A eficiência deste procedimento é tão elevada que logo no primeiro mês já é possível sentir uma melhoria nos sintomas. Quer especializar-se em Homeopatia para… (Leia Mais...)
Homeopatia confirmada como eficaz e custo-efetiva pelo Governo Suiço - O Governo Suíço regulamentou a homeopatia com base na eficácia e no seu baixo custo e é de louvar esta medida de saúde num país rico, onde os cidadãos têm altos salários e com poder de compra. Numa sociedade cada vez mais orientada para a economia de mercado, do qual fazem parte os consumidores (doentes),… (Leia Mais...)
Participação do IBS no 1º Encontro “Viver a Vida” - Para assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, promoveu e organizou um evento inédito que juntou num mesmo espaço e pela primeira vez em Portugal 100 palestras, 80 oradores e 8 temáticas.   Os temas aprofundados foram os seguintes: Cuidados Paliativos Cuidados Paliativos Pediátricos Abordar… (Leia Mais...)
Curso de Homeopatia esclarece mitos sobre esta prática - Como tem uma base diferente da Medicina Tradicional, a Homeopatia continua a suscitar imensas dúvidas e até há o risco de alguns mitos se transformarem em verdades incontestáveis. Por exemplo, será que é mesmo verdade que o tratamento homeopático é mais demorado do que um procedimento convencional? E os medicamentos devem ser ingeridos de hora… (Leia Mais...)
Cursos de massagens desportivas em Lisboa aliviam dores e tensões - Sabia que ingressar num curso de massagens desportivas em Lisboa não é o mesmo que aprender diversas técnicas de relaxamento? As massagens também tratam das mais variadas condições de saúde em desportistas ou pessoas que praticam frequentemente exercício físico, visto que incidem em ligamentos, tendões e músculos. Conheça todas as possibilidades deste tratamento com o curso… (Leia Mais...)
Curso de massagem desportiva frisa contraindicações desta técnica - A massagem desportiva é reconhecida como um meio privilegiado de recuperação quer para desportistas, quer para aqueles que praticam exercício físico frequente. É importante estar atento a alguns cuidados associados a esta técnica, visto que a massagem é desaconselhável em diversas situações. Com o curso de massagem desportiva do Instituto Borges de Sousa (IBS) os… (Leia Mais...)
Curso de Homeopatia no Porto ensina como prescrever medicamentos - Eis uma das principais dúvidas que podem ser esclarecidas através de um curso de Homeopatia no Porto: com esta técnica, será que um mesmo medicamento pode ser indicado para duas pessoas? Geralmente os pacientes acreditam que se um remédio resultou para uma pessoa, terá sempre o mesmo efeito para toda a gente. Mas na Homeopatia… (Leia Mais...)
Como escolher os melhores cursos da área de saúde? - O mercado de saúde continua a ser um dos mais promissores em Portugal, visto que tem imensas saídas profissionais. De acordo com o Grupo de Recursos Humanos Egor «as formações nas áreas das ciências têm caminhos mais rápidos para a empregabilidade». A escolha do tipo específico de cursos da área de saúde também é importante… (Leia Mais...)
Quais as diferenças entre as massagens desportivas pré e pós-evento? - Seja profissional, seja amador, qualquer desportista deve submeter-se a um conjunto de procedimentos para realizar o exercício físico nas melhores condições e evitar problemas, principalmente do foro músculo-esquelético. Quanto mais exigente for a atividade – a um nível de alta competição –, mais importantes serão estes cuidados. A massagem desportiva é apenas um dos exemplos. Este… (Leia Mais...)
Terapia da dor: o que é a terapia miofascial? - https://ibs.edu.pt/wp-content/uploads/2016/08/600x469_shutterstock_10016695.jpgSabia que a terapia miofascial é uma das componentes mais relevantes da terapia da dor? Centrando-se nos pacientes que adotam posturas incorretas, a terapia atua na fáscia, uma espécie de rede composta por um tecido conjuntivo que separa, envolve, suporta e protege cada uma das estruturas do organismo. A fáscia prolonga-se do crânio até às plantas dos… (Leia Mais...)
Porquê aplicar o tratamento homeopático em casos de ansiedade? - Sabia que os profissionais de clínica homeopática tanto combatem eficazmente problemas físicos, como doenças psicológicas? É o caso da ansiedade. Para isso, o organismo do paciente recebe substâncias que produzem efeitos semelhantes aos seus sintomas e o corpo regenera a parte que se encontra afetada pela ansiedade. O curso de clínica homeopática do Instituto Borges de… (Leia Mais...)
Quais as diferenças entre a Homeopatia e a Medicina Tradicional? - Sabia que há já alguns séculos que uma doença pode ser analisada através das mais diferentes perspetivas? A Medicina Tradicional (também designada por Alopatia) deixou de ser a única resposta com o aparecimento das Medicinas Alternativas. Um dos principais exemplos é a Homeopatia. Tanto a Homeopatia, como a Alopatia são dois ramos da Medicina cientificamente… (Leia Mais...)
Quais as vantagens da Homeopatia para o tratamento da asma? - Se sofre de asma - ou já conviveu proximamente com alguém com esta doença -, já deve saber como esta inflamação das vias aéreas é bastante incómoda. Com incidência em todas as idades, a asma torna os pacientes mais sensíveis a diversos estímulos, nomeadamente ácaros, pó e pelos de animais, e manifesta-se através de falta… (Leia Mais...)
Massagem desportiva e relaxante: principais diferenças - De certeza que já deve ter notado que a massagem desportiva tem diferenças em relação à massagem relaxante. E é verdade: como tem objetivos díspares do tipo relaxante, a massagem desportiva conta com técnicas próprias para a preparação e recuperação de atletas amadores e profissionais. No entanto há certas regras que devem ser mantidas, independentemente… (Leia Mais...)
Conheça as 3 categorias da massagem desportiva - É provável que já tenha lido alguns artigos científicos que dividem a massagem desportiva entre a recuperação, o tratamento, a reabilitação, a manutenção e o evento. No entanto há profissionais que defendem que as diferenças entre o tratamento, a recuperação e a reabilitação não são suficientes para justificar esta categorização, preferindo uma separação mais simples. Logo… (Leia Mais...)
Porque a homeopatia é aconselhável para a depressão? - Associada a uma baixa auto-estima, a depressão pode evoluir para um estado mais grave e até estar na origem de suicídios. Para evitar que esta alteração psicológica tenha um fim irremediável, é aconselhável recorrer a procedimentos que sejam ou alternativos ou complementares à medicina convencional. É o caso da Homeopatia que se baseia na procura de… (Leia Mais...)
Bloco de Esquerda quer legislação sobre homeopatia - No final de 2015, o Bloco de Esquerda (BE) sublinhou a sua posição favorável face à legislação de tratamentos médicos não convencionais. Com a formação do Governo de maioria de esquerda, o partido liderado por Catarina Martins afirmou que pretende insistir particularmente na regulamentação da homeopatia e da medicina tradicional chinesa. BE pretende apresentar projectos concretos… (Leia Mais...)
Massagem desportiva previne lesões e aumenta confiança - Preparar e recuperar os músculos é a finalidade da massagem desportiva, indicada para aqueles que praticam actividade física, visto que possibilita um aumento da performance. Logo, este tipo de terapia manual – que é inclusive um dos tratamentos mais antigos – abrange a reabilitação e a manipulação de tecidos moles do corpo, o que envolve… (Leia Mais...)