Conheça as 3 categorias da massagem desportiva

É provável que já tenha lido alguns artigos científicos que dividem a massagem desportiva entre a recuperação, o tratamento, a reabilitação, a manutenção e o evento. No entanto há profissionais que defendem que as diferenças entre o tratamento, a recuperação e a reabilitação não são suficientes para justificar esta categorização, preferindo uma separação mais simples. Logo existem apenas as massagens de evento, de manutenção e de tratamento.

Se tem interesse em saber aprofundadamente quais são as diferenças entre estas três categorias da massagem desportiva, matricule-se no curso do Instituto Borges de Sousa (IBS)! A nossa formação conta com um corpo docente especializado e horários flexíveis. Inscreva-se aqui

massagem desportiva

Quais são as principais qualidades da massagem desportiva de evento?

• Pode ocorrer antes, entre e após jogos, competições e provas. No entanto a massagem pré-evento não substitui o aquecimento: as manobras não conseguem mobilizar suficientemente o tecido para que haja as mudanças necessárias na circulação e na temperatura do atleta.
  • Pretende criar condições internas adequadas para que as estruturas sobrecarregadas fiquem preparadas e recuperadas. Para isso liberta-se a fáscia (entre outras estruturas do tecido conjuntivo), reduz-se a tensão geral da área muscular, aumenta-se a quantidade de sangue circulante nos músculos que serão utilizados na prática física e desenvolve-se um maior sentido cinestésico – isto é, os atletas sentem os músculos mais descontraídos e ganham uma maior dose de confiança, o que diminui os riscos de uma lesão
  • A massagem pós-evento facilita a circulação linfática, remove o edema e devolve a flexibilidade aos tecidos conjuntivo e muscular. Esta massagem traz mais vantagens, caso seja efetuada duas horas após o fim do evento.

Quais são as principais qualidades da massagem desportiva de tratamento?

• Pretende garantir uma evolução adequada da lesão em termos fisiológicos. Consegue encurtar esse processo, o que facilita um regresso breve à prática desportiva.
  • Varia conforme a lesão: desde o seu tipo à gravidade, passando pela fase.
  • Recorre a técnicas de massagem desportiva, para além das manobras base das áreas neuromuscular, miofascial e facilitação linfática. Logo os profissionais são capazes de desenvolver um método único e simples para ter acesso à lesão através de uma base de investigação segura.

Quais são as principais qualidades da massagem desportiva de manutenção?

• Reduz os efeitos negativos provenientes do movimento repetido com identificação e tratamento de zonas com restrições ou tensões.
  • Pretende manter o desportista no pico de performance mesmo que seja realizada preferencialmente nos dias com treino de menor intensidade.
  • Combina quer as manobras básicas da massagem desportiva quer as técnicas neuromusculares e miosfasciais.

A um preço acessível pode ter acesso a estes e outros ensinamentos graças ao nosso curso de massagem desportiva. Sabia que esta formação inclui ainda uma certificação acreditada? Para conhecer mais vantagens, envie um e-mail para o endereço ibs.formacao@hotmail.com ou ligue-nos para o 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)