A massagem desportiva tem um papel importante para os atletas, independentemente da modalidade. Além de contribuir para a preparação dos desportistas, este tipo de procedimentos representa um alívio das dores nos músculos. Estas vantagens transversais para todos os desportos devem-se aos diversos benefícios da massagem no nosso organismo, como por exemplo:
• Aumentar a circulação sanguínea.
• Prevenir lesões dos músculos e tendões.
• Estimular a produção de adrenalina.
• Tonificação do tecido dos músculos.
A vasta aplicação a todos os desportos é apenas uma das vantagens do curso de massagem desportiva do Instituto Borges de Sousa (IBS). A nossa formação ainda se destaca por incluir um estágio e um corpo docente especializado e experiente. Inscreva-se aqui
Em que modalidades é que se deve recorrer a uma massagem desportiva?
• Ciclismo
Para os ciclistas, a massagem desportiva centra-se nos músculos inferiores que são os mais utilizados nesta modalidade, embora o ciclismo também auxilie a circulação e o desenvolvimento do tórax.
Antes dos treinos ou competições a massagem deve ser estimulante para preparar o organismo para o esforço físico. Após a prática o procedimento tem de ser desintoxicante para o alívio dos músculos.
• Salto
Neste caso a massagem deve concentrar-se nos músculos extensores da coluna vertebral, dos membros inferiores e do tronco, visto que este grupo muscular é o mais utilizado durante esta prática.
Tal como acontece com o ciclismo, os atletas recorrem a uma massagem estimulante no período anterior aos treinos ou provas e a uma massagem desintoxicante no período posterior.
A coluna é a região do corpo que tem de receber uma maior atenção: antes do exercício físico, a coluna deve ser preparada para o impacto forte dos saltos; após o esforço, é importante focar-se nos extensores da espinha dorsal para proporcionar um maior alívio e distensão.
Sabia que com o curso de massagem desportiva do IBS não só pode aplicar este procedimento em diferentes modalidades, mas também consegue trabalhar nos mais diversos espaços, nomeadamente termas, clubes desportivos, spas e health clubs? Para obter mais informações, ligue-nos para os números 218 238 480 (em Lisboa, chamada para a rede fixa nacional) ou 220 135 406 (no Porto, chamada para a rede fixa nacional)
• Basquetebol
O corpo inteiro é o alvo da massagem desportiva nesta modalidade com especial destaque para os músculos da cintura escapular e as articulações dos tornozelos, joelhos e pés: estes componentes são alguns dos mais requisitados no basquetebol.
Mais uma vez o procedimento divide-se entre o tipo estimulante (antes do esforço) e desintoxicante (após o esforço).
• Corrida
Os músculos das panturrilhas são os principais focos das massagens para os corredores juntamente com os grupos musculares da região lombar. As massagens estimulantes (antes da corrida) e desintoxicantes (após a corrida) devem concentrar-se nas articulações dos joelhos para um maior alívio das tensões.
Através da nossa formação poderá aprender estas e outras curiosidades sobre massagem desportiva. O curso do IBS distingue-se por ser atualizado graças a uma boa preparação para as novas tecnologias de diagnóstico e tratamento. Se quiser saber mais, envie-nos as suas dúvidas para o endereço ibs.formacao@hotmail.com