Curso de massagem para desporto: Anatomofisiologia é essencial

O primeiro semestre do curso de massagem para desporto do Instituto Borges de Sousa (IBS) inclui a disciplina de Anatomofisiologia. Trata-se de uma área fundamental para os nossos estudantes, visto que aprofunda o conhecimento integrado da fisiologia e estrutura do aparelho de locomoção e seu sistema de regulação: o sistema nervoso.

Ficou interessado e quer ingressar no nosso curso de massagem para desporto para aprender mais sobre Anatomofisiologia, entre outras disciplinas, nomeadamente Psicologia Comportamental e Técnicas de Diagnóstico? Inscreva-se aqui

curso desporto

Qual é a relevância da Anatomia para um curso de massagem para desporto?

Ao adquirir uma formação especializada em Anatomofisiologia, qualquer aluno se torna capaz de desenvolver uma massagem de melhor qualidade, pois possui uma maior capacidade de interpretação e intervenção em relação aos fenómenos anatómicos e fisiológicos que se encontram associados à atividade física e movimento.

Como a própria designação desta disciplina já faz antever, a Anatomofisiologia é a junção entre os conhecimentos da Anatomia e Fisiologia. O primeiro campo centra-se no estudo macro e microscópico do desenvolvimento e constituição do ser humano. A Anatomia pode desdobrar-se em:

• Anatomia Geral – estuda as estruturas a olho nu. Trata-se de uma análise macroscópica.

• Anatomia Sistémica – analisa o corpo pelos seus sistemas ou aparelhos.

• Anatomia Topográfica – centra-se no estudo do corpo por áreas.

• Anatomia de Superfície – trata-se de uma análise externa do corpo, tendo em conta a relação com as estruturas internas.

Pretende aprofundar os seus conhecimentos em Anatomia numa formação com horários flexíveis e preços competitivos? Conheça melhor o curso de massagem para desporto do IBS! Ligue através dos números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto) para obter mais informações

Quais são os principais focos de estudo da Fisiologia?

A Fisiologia é uma ciência biológica que analisa os processos ou funções dos seres vivos de ordem orgânica, física e bioquímica, o que contribui para uma melhor compreensão de todos os sistemas do nosso organismo, auxiliando no seu equilíbrio. A célula é um dos principais focos da Fisiologia, visto que se trata da unidade vital do corpo. Além disso é o conjunto de células que possibilita a formação dos órgãos e tecidos cujas funções são corretamente analisadas através da Fisiologia.

Ao complementar a Anatomia e a Fisiologia numa única disciplina, o IBS reconhece que ambas são áreas de estudo que se encontram estritamente relacionadas: a Anatomia analisa as formas do corpo enquanto a Fisiologia estuda os processos e funções que se desenvolvem no interior desse corpo.

Além da pertinente interligação entre estas duas áreas há mais vantagens associadas ao nosso curso de massagem para desporto. Por exemplo sabia que a formação do IBS conta com um corpo docente experiente e especializado? Caso tenha qualquer dúvida sobre este curso, envie-nos as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com