2. >
  3. Curso de massagem: Porque é importante para o futebol?

Curso de massagem: Porque é importante para o futebol?

No futebol a massagem desportiva tem um papel importante para a preparação e restabelecimento dos músculos dos membros inferiores, nomeadamente os quadríceps e o tensor da fáscia lata.

É aconselhável a aplicação de uma massagem mais estimulante antes dos treinos ou jogos: trata-se de uma boa forma de preparar cada um dos músculos para a atividade desportiva.

Por outro lado, no final a massagem desportiva deve desintoxicar o organismo através de uma movimentação passiva das articulações dos membros inferiores. Desta maneira há um eficaz alívio das tensões nessas articulações, sobretudo naquelas que se localizam nos joelhos.

Quer ingressar num curso de massagem de qualidade para aplicar estas técnicas em praticantes de futebol e de outros desportos? Inscreva-se na formação do Instituto Borges de Sousa (IBS)

curso de massagem

Porque a massagem desportiva é relevante para os futebolistas?

O trabalho «Remoção do ácido láctico em jogadores de futebol após aplicação de massagem» defende que este tipo de procedimentos tem uma elevada relevância para os futebolistas. A massagem desportiva consegue aumentar o fluxo do sangue nos músculos, o que é importante para que o ácido láctico seja removido depois do exercício. Desta maneira existe uma manutenção do desempenho e redução no tempo de recuperação física.

Para comprová-lo, os seus autores desenvolveram um estudo de caso. A amostra era constituída por dez futebolistas juniores com idades compreendidas entre os 15 e 20 anos.

A seleção dos desportistas foi aleatória e a amostra estava dividida em dois grupos: no primeiro, houve cinco atletas que receberam uma massagem desportiva durante dez minutos imediatamente depois do treino; no segundo, os outros cinco futebolistas não receberam nenhuma massagem, tendo apenas permanecido em repouso no decorrer de dez minutos.

Sabia que no nosso curso de massagem pode ter acesso a inúmeros estudos de caso para aprimorar os seus conhecimentos? As vantagens não terminam por aqui: a formação do IBS também conta com horários flexíveis e uma curta duração. Conheça melhor estes e outros benefícios. Ligue-nos para os números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)

Massagem desportiva remove rapidamente o ácido láctico

Após a análise dos resultados, concluiu-se que a velocidade de remoção de ácido láctico foi mais rápida no grupo que recebeu a massagem desportiva (cerca de 18%). Ou seja, os resultados indicam que este procedimento promove uma maior remoção do ácido láctico, em comparação com os períodos de repouso passivo depois de um treino intenso.

É uma prova de que a massagem desportiva consegue drenar rapidamente os subprodutos dos músculos para a corrente sanguínea, o que teria capacidade para influenciar a velocidade de metabolização do ácido láctico por variadas vias fisiológicas.

Tenha acesso a estas e outras curiosidades sobre a massagem desportiva através dos nossos cursos no Porto e em Lisboa. Caso tenha algumas dúvidas sobre as formações do IBS, envie-nos as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com