Escola de desporto: O papel da Psicologia do Exercício

A Psicologia do Exercício é uma das disciplinas mais relevantes numa escola de desporto de qualidade cuja principal temática seja a avaliação estrutural e funcional do aparelho músculo-esquelético. Graças a esta unidade curricular, os formandos estão aptos para identificar os desequilíbrios estruturais e posteriormente aplicar as técnicas corretivas mais vantajosas para a restauração dos padrões de movimento.

Sabia que o Instituto Borges de Sousa (IBS) é uma escola de desporto que inclui um curso com a disciplina Psicologia do Exercício? Temos mais vantagens: desde os horários flexíveis aos preços acessíveis, sem esquecer o corpo docente constituído por profissionais experientes. Inscreva-se aqui

escola de desporto

Quais são os focos da Psicologia do Exercício?

Na Psicologia do Exercício há uma explicação biológica da atividade mental dos seres humanos enquanto praticam desporto. Ou seja, trata-se de uma análise cuidadosa dos efeitos psíquicos do exercício físico. Para isso, é necessário ter em conta os processos psicológicos mais básicos (nomeadamente a motivação e emoção) e a execução de tarefas práticas de diagnóstico e intervenção.

Só se consegue atingir estes objetivos, caso os formandos aprendam algumas noções básicas em Psicologia do Exercício. Alguns dos principais exemplos são os conceitos de personalidade, stress, ansiedade…. É igualmente importante compreender qual é o envolvimento do paciente com a prática de um determinado exercício.

Além de incluir esta unidade curricular, o nosso curso de desporto conta com outras disciplinas, como por exemplo Fisiologia do Exercício Físico, Avaliação e Prescrição do Exercício e Testes de Avaliação Músculo-Esquelética. Conheça melhor o nosso trabalho. Ligue-nos para os números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)

Quais são os outros temas abordados na Psicologia do Exercício?

Como a motivação é uma das temáticas da Psicologia do Exercício, esta disciplina foca-se na tendência atual de se querer manter ou conquistar uma determinada aparência física, recorrendo à atividade desportiva. Desta maneira torna-se possível analisar os efeitos do desporto em importantes componentes psíquicos, como por exemplo a autoestima e a melhoria da qualidade das relações sociais.

A sensação de burnout é outra temática que pode estudar através da Psicologia do Exercício. Este assunto é especialmente interessante para quem quer melhorar os conhecimentos na área do desporto, visto que só há duas décadas é que têm sido publicados vários trabalhos para identificar e aprofundar o burnout.

Outros temas incluídos na Psicologia do Exercício são a psicologia nas lesões desportivas e os comportamentos aditivos e patológicos, entre mais exemplos.

Ficou interessado sobre este tema? Aprofunde os seus conhecimentos com a escola de desporto em Lisboa IBS para se tornar num especialista! Se quiser obter mais informações sobre a nossa formação, envie-nos as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406