" role="banner">

Massagem desportiva: Com ou sem gelo?

A massagem desportiva com gelo é um hábito frequente entre os atletas após os treinos ou provas. No entanto este procedimento não é consensual: enquanto há autores que defendem que a massagem gelada traz imensas vantagens, outros consideram que esta prática é ineficiente.

Quer especializar-se em massagem desportiva para esclarecer estas e outras questões? Invista na sua formação contínua e aposte no curso do Instituto Borges de Sousa (IBS) que conta com horários flexíveis e uma curta duração. Inscreva-se aqui

massagem desportiva

Porque a massagem desportiva com gelo pode ser desvantajosa?

Na obra Ask coach Poliquin – The best Q&A columns from over two decades, de Charles Poliquin, é defendido que a massagem desportiva com gelo não acelera o processo de recuperação do esforço físico intenso.

Embora reconheça que esta prática é bastante frequente, Charles Poliquin acredita que efetivamente a massagem com gelo não traz resultados. O treinador refere que o procedimento é muito desconfortável e uma «perda de tempo»: além de ser ineficiente para a perceção da dor, a massagem com gelo não melhora a DPE (a Dor Muscular Pós-Esforço).

De acordo com Charles Poliquin, este tipo de massagem até é capaz de atrasar o crescimento e regeneração dos músculos, visto que suprime os marcadores inflamatórios, responsáveis pela ativação do ciclo da super-compensação. Por sua vez, esse ciclo é responsável pela recuperação e adaptação biológica fisiológica.

Se quiser conhecer melhor esta e outras opiniões sobre massagens com gelo, aposte no curso de massagem desportiva em Lisboa ou no Porto do IBS. Com a nossa formação, pode contar com um conjunto de docentes experientes e especializados. Para obter mais informações, ligue-nos para os números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)

O que afirmam os defensores deste tipo de massagem desportiva?

Apesar deste ponto de vista negativo, há imensos defensores da massagem desportiva com gelo após o esforço físico. Cristiano Ronaldo é um dos mais célebres. Entre as vantagens apontadas a este procedimento, destaca-se a capacidade de recuperação em lesões traumáticas de tecidos moles, visto que a massagem com gelo reduz a inflamação.

Através do arrefecimento dos tecidos, o fenómeno inflamatório fica limitado, havendo a redução da formação do edema e ainda uma menor hemorragia dos tecidos e dor.

Os defensores da massagem com gelo também referem que este procedimento reduz a sensação de fadiga, o que não só potencia o desempenho físico, mas também diminui as dores nos músculos que costumam surgir depois de um treino ou prova.

Descubra mais benefícios apontados a este tipo de massagem com a nossa formação. O curso de massagem desportiva do IBS distingue-se por ser atualizado e certificado pela DGERT. Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um e-mail para o endereço ibs.formacao@hotmail.com

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406