Massagem desportiva: Importância para a natação

A massagem desportiva é um dos meios mais reconhecidos para a preparação e recuperação dos atletas. Ao exercer uma ação geral e local, este procedimento consegue estimular a troca intercelular e a atividade do sistema circulatório e respiratório. Por outro lado, a massagem desportiva tem sido apontada como uma das melhores técnicas para relaxar, porque proporciona efeitos sedativos. Ou seja, é uma excelente opção para reduzir a perceção da dor e sensação de fadiga generalizada.

Na área da natação uma boa parte dos atletas adere à massagem desportiva para alcançar os melhores resultados. Antes de entrarem na piscina, os nadadores recorrem a uma massagem estimulante: desta forma ficam aquecidos e prontos para o esforço na água, cuja temperatura normalmente é inferior à do corpo.

Após os treinos é mais aconselhável uma massagem relaxante e desintoxicante para aliviar os músculos das dores resultantes de microtraumatismos e elevadas concentrações de metabólitos, nomeadamente o lactato.

Ingresse no curso de massagem desportiva do Instituto Borges de Sousa (IBS) para conhecer melhor todas as aplicações deste tipo de procedimentos na natação e noutros desportos. Inscreva-se aqui

massagem desportiva

Estudo comprova que massagem desportiva reduz dores físicas em nadadores

Um trabalho de investigação desenvolvido pela Professora Sara Noêmia Correia comprova os efeitos benéficos da massagem desportiva nos praticantes de natação. Neste estudo de caso os procedimentos foram aplicados imediatamente depois dos treinos vespertinos e divididos em dez sessões.

Cada uma dessas sessões durou aproximadamente 30 minutos, recorrendo-se a um óleo mineral próprio para massagens. A amostra era constituída por dois indivíduos adolescentes, saudáveis e praticantes de natação.

Quanto ao primeiro nadador, constatou-se que nas dez sessões realizadas somente em cinco foram feitas referências a dores antes das massagens. Nessas cinco sessões relatou-se a redução significativa do quadro álgico e até mesmo a extinção total das dores. Nas outras cinco o desportista não fez qualquer afirmação de que sentia dor antes ou após a aplicação das massagens.

No segundo caso houve queixas de dores antes das massagens em oito sessões. Em seis dessas sessões o atleta sentiu uma redução parcial das dores em alguns membros e em três houve mesmo uma ausência total destas sensações.

Perante estes resultados, é possível concluir que houve significativas melhorias graças às massagens desportivas: os atletas sentiram uma redução parcial e extinção total de dores nos músculos.

Os mesmos resultados satisfatórios permanecem nos quadros de cansaço geral. No primeiro nadador houve uma melhoria evidente: em oito sessões em que o atleta apresentou um cansaço anterior à massagem desportiva a sensação de fadiga desapareceu após a aplicação desta técnica.

Sabia que o IBS conta com um curso de massagens desportivas ministrado por um corpo docente especializado? É a melhor garantia de que os seus futuros pacientes vão obter os melhores resultados! Ligue-nos para os números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto) para obter mais informações

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406