Massagem desportiva previne lesões e aumenta confiança

Preparar e recuperar os músculos é a finalidade da massagem desportiva, indicada para aqueles que praticam actividade física, visto que possibilita um aumento da performance. Logo, este tipo de terapia manual – que é inclusive um dos tratamentos mais antigos – abrange a reabilitação e a manipulação de tecidos moles do corpo, o que envolve os ligamentos e os tendões, para além dos músculos.

Saiba mais sobre massagem desportiva. Contacte o nosso Centro de Estágio em Lisboa pelo 213 304 698

massagem-desportiva

Massagem desportiva é indicada para desportistas amadores e profissionais

Tal como os desportistas mais experientes, actualmente, os atletas amadores também devem recorrer a uma massagem desportiva, visto que já treinam de uma forma tão intensa como os praticantes profissionais o faziam há cerca de uma década. Tanto esforço pode originar sérias consequências para o organismo. Daí que o corpo tenha de descansar para uma adequada recuperação da fadiga e para o desenvolvimento de uma elasticidade necessária para um bom rendimento.

Os treinos intensos fazem com que o organismo atinja um ponto em que já não se pode recuperar completamente sozinho, isto é, o rendimento tem tendência para declinar, existindo, por exemplo, constantes dores nas articulações e nos músculos e inflamações dos tendões. Sem esquecer os efeitos psicológicos, como as dificuldades em dormir e a ansiedade, que resultam dos danos físicos.

Peça mais informações sobre terapias manuais. Envie-nos um e-mail com as suas questões para ibs.formacao@hotmail.com

Quais são as principais vantagens da massagem desportiva?

  • A massagem desportiva reduz as lesões e melhora a consistência do treino.
  • A massagem desportiva previne as lesões dos tendões e dos músculos.
  • A massagem desportiva promove a cura das lesões agudas.
  • A massagem desportiva permite uma reabilitação completa, o que evita que os problemas agudos se transformem numa situação crónica.
  • A massagem desportiva possibilita a diminuição dos espasmos dos músculos, restaurando-se a fisiologia muscular.
  • A massagem desportiva melhora a mobilidade das articulações.
  • A massagem desportiva alivia os músculos rígidos, tensos e fatigados após a actividade física ou depois de uma grande tensão psicológica ou física.
  • A massagem desportiva contribui para a serenidade mental.
  • A massagem desportiva aumenta a confiança.
  • A massagem desportiva garante a resistência do atleta durante mais tempo.

Para atingir estes objectivos, a massagem desportiva recorre a manobras e a movimentos mais fortes e rápidos: dessa maneira, existe um aumento na circulação do sangue e uma eliminação eficiente de toxinas que se vão acumulando nos músculos, devido aos exercícios físicos. Esta terapia costuma ser executada de uma forma local para a resolução de problemas em áreas isoladas.

A massagem desportiva é aplicável nos períodos pré e pós-competição. A terapia acontece nos dias de treino ou em dias intervalados.

Conheça mais sobre a nossa formação em massagem desportiva. Visite-nos em Lisboa, na Avenida António Augusto de Aguiar nº.9 – 4º Andar, e no Porto, na Rua Alexandre Herculano, nº. 351 – 2º Andar

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406