De certeza que já deve ter notado que a massagem desportiva tem diferenças em relação à massagem relaxante. E é verdade: como tem objetivos díspares do tipo relaxante, a massagem desportiva conta com técnicas próprias para a preparação e recuperação de atletas amadores e profissionais. No entanto há certas regras que devem ser mantidas, independentemente do tipo de procedimento. É o caso da necessidade de personalizar ao máximo a massagem a cada um dos pacientes.
Quer conhecer detalhadamente as diferenças entre as massagens relaxante e desportiva? Matricule-se no curso de massagem desportiva do Instituto Borges de Sousa (IBS) que tem um plano de estudos completo, entre outras vantagens. Inscreva-se aqui
Massagem desportiva tem técnicas e objetivos diferentes do tipo relaxante
Em primeiro lugar o público-alvo das massagens é diferente: o tipo desportivo somente é indicado para os indivíduos fisicamente ativos, uma condição inexistente nas massagens relaxantes.
Por esse motivo os objetivos também divergem: algumas das principais finalidades da massagem desportiva são prevenir ou tratar lesões, tonificar o tecido dos músculos e estimular a produção de adrenalina, enquanto que na massagem relaxante o objetivo principal é restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo através do alívio do stress.
Portanto tal como a própria designação indica a massagem relaxante pretende promover o relaxamento dos músculos que se encontram tensos. Daí que as manobras deste procedimento sejam mais calmas: dessa maneira o organismo consegue libertar hormonas que descontraem o corpo, nomeadamente as endorfinas.
Já na massagem desportiva privilegia-se um contacto mais profundo, rápido e forte, o que otimiza o sistema circulatório e melhora a qualidade da circulação do sangue no músculo que está a ser tratado.
Logo existe uma recuperação mais eficiente após a atividade física através da eliminação do ácido lático, o responsável por aquela dor que uma boa parte dos atletas sente no dia seguinte aos exercícios.
Se quiser descobrir mais sobre massagens desportivas, conheça o nosso curso. Entre outras vantagens, a formação do IBS inclui um estágio e horários acessíveis. Para conhecer os outros benefícios entre em contacto connosco! Envie-nos as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com
Personalização é importante numa massagem desportiva
Contudo ambas as massagens partilham algumas características. Por exemplo as duas têm de personalizar os procedimentos o mais possível. No caso da massagem desportiva os profissionais devem ter em conta o desporto ao qual o paciente se dedica e se este tratamento é realizado no contexto de um treino ou competição.
Mas há mais critérios de relevo:
- As condições físicas do paciente.
- O estado dos tecidos.
- O historial médico.
- As áreas de tensão mais comuns.
Saiba mais sobre como a massagem desportiva pode ser útil para os atletas. Ligue-nos para o 218 238 480 (em Lisboa, chamada para a rede fixa nacional) ou 220 135 406 (no Porto, chamada para a rede fixa nacional)