Sabia que a escoliose se caracteriza por ser uma deformidade em curva que atinge a coluna vertebral? Em alguns casos esta patologia pode ser acompanhada por uma rotação das vértebras.
Felizmente a escoliose tem tratamento, nomeadamente a Terapia Miofascial. A escolha do procedimento mais adequado só deve ocorrer após uma análise atenta da coluna do paciente.
A formação em Terapia da Dor do Instituto Borges de Sousa (IBS) inclui ensinamentos sobre a Terapia Miofascial. Ao ingressar no nosso curso, ganha competências para identificar um quadro de escoliose e tratar deste problema, recorrendo a essa técnica. Inscreva-se já
Quais são as principais causas da escoliose?
As causas para o desenvolvimento da escoliose são múltiplas. Eis apenas alguns exemplos:
• Parto difícil.
• Perna curta.
• Problemas viscerais.
• Problemas ou desequilíbrios nos músculos.
• Má postura.
• Peso excessivo das mochilas.
A escoliose não é facilmente detetável no seu estágio mais inicial a não ser que o paciente dobre o tronco para a frente, ficando evidente a assimetria entre os lados da coluna, principalmente a nível dos quadris e ombros. Por vezes os pacientes podem sentir um ligeiro desconforto nos músculos.
Quer saber mais sobre escoliose e respetivos meios de tratamento? Faça já a sua inscrição no nosso curso de Terapia da Dor! A formação do IBS distingue-se pelos seus horários flexíveis e corpo docente especializado. Caso queira conhecer mais vantagens, ligue-nos para o 218 238 480 (em Lisboa, chamada para a rede fixa nacional) ou 220 135 406 (no Porto, chamada para a rede fixa nacional)
Como a Terapia Miofascial trata a escoliose?
Este procedimento atua sobre a fáscia, uma espécie de rede constituída por uma película branca – que se assemelha àquela que se encontra em pedaços de carne – que envolve, suporta, separa, protege e liga cada uma das estruturas do nosso corpo. Logo a fáscia age como uma peça única que sustenta órgãos e músculos. Daí que seja considerada como o nosso órgão sensorial mais rico repleto de terminações nervosas que transmitem informações precisas para o cérebro.
As alterações na fáscia estão na origem de modificações e tensões, nomeadamente a nível da coluna vertebral. A escoliose é um dos resultados dessas perturbações. Daí que só com a normalização do tecido fascial é que seja possível tratar desta deformação.
A Terapia Miofascial é um dos melhores meios para a recuperação desse tecido. Trata-se ainda de uma boa alternativa perante a impossibilidade de evitar algumas das causas da escoliose e a ausência de medicamentos para o tratamento desta doença.
O procedimento consiste numa abordagem manual para a libertação da fáscia, o que diminui a dor e permite uma amplitude dos movimentos funcionais. Como tem um toque suave, a Terapia Miofascial pode ser aplicada em pacientes de qualquer faixa etária, incluindo os recém-nascidos e crianças.
Quando se inscreve na nossa formação em Terapia Miofascial, pode contar com um plano de estudos completo e certificação acreditada. Se ainda restarem dúvidas, envie-nos um e-mail com as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com