Sabia que há já alguns séculos que uma doença pode ser analisada através das mais diferentes perspetivas? A Medicina Tradicional (também designada por Alopatia) deixou de ser a única resposta com o aparecimento das Medicinas Alternativas. Um dos principais exemplos é a Homeopatia.
Tanto a Homeopatia, como a Alopatia são dois ramos da Medicina cientificamente comprovados. Além disso, em ambas as áreas, a maior parte dos remédios é ministrada de forma oral. Porém há variadas diferenças entre estes dois tipos de tratamento.
Se quiser conhecê-las detalhadamente, que tal matricular-se no curso de Homeopatia em Lisboa ou no Porto do Instituto Borges de Sousa (IBS)? Esta formação inclui estágio e tem uma curta duração, entre tantas outras vantagens! Inscreva-se aqui
Quais são as principais características da Homeopatia?
- Analisa globalmente a doença como um conjunto de desequilíbrios que atinge o paciente independentemente de ser de ordem física, mental e emocional para descobrir a causa do problema. Em vez de medicar uma doença, como por exemplo uma febre, o médico homeopata tenta encontrar o desequilíbrio no organismo que é responsável pelos sintomas da febre. Por consequência, a febre será aliviada.
- Administra medicamentos que produzem sintomas semelhantes aos que são provocados pela doença e em doses pequenas e mais diluídas, quer em álcool, quer em água.
- Os remédios são testados em pessoas saudáveis e há uma avaliação das reações psicológicas.
- Os medicamentos não são agressivos e são um estímulo para forçar os mecanismos de defesa naturais do organismo. Podem ser ingeridos em qualquer faixa etária (inclusive recém-nascidos), mas com o acompanhamento de um especialista em Homeopatia.
- Procura resultados mais duradouros.
- O tratamento é mais rápido para doenças com sintomas agudos. O mesmo já não acontece com as patologias crónicas – no entanto a causa é tratada para que a doença não regresse mais.
- Os efeitos secundários são mínimos.
Sabia que o nosso curso de clínica homeopática conta com um programa curricular completo que inclui estes e outros ensinamentos? Mas há mais vantagens para descobrir! Envie-nos um e-mail para o endereço ibs.formacao@hotmail.com e esclareça as suas questões!
Quais são as principais características da alopatia?
- Analisa somente a doença e não o paciente.
- Administra medicamentos que produzem uma reação contrária aos sintomas do paciente para diminui-los ou mesmo neutralizá-los. Vejamos um exemplo de um quadro de febre: neste caso é receitado um remédio que diminui a temperatura. Os medicamentos são ingeridos em doses mais fortes e concentradas.
- Os remédios são testados em doentes e há uma avaliação dos efeitos especificamente relacionados com a patologia.
- Os remédios são produzidos nas indústrias em larga escala ou em farmácias de manipulação, obedecendo a uma prescrição médica.
- Os remédios contam com muitos efeitos secundários e uma carga tóxica.
- Procura resultados mais rápidos.
Quer especializar-se em outras áreas da Medicina além da Alopatia? O curso do IBS é indicado para si! Para saber mais detalhes sobre a nossa formação, ligue-nos para o 218 238 480 (em Lisboa, chamada para a rede fixa nacional) ou 220 135 406 (no Porto, chamada para a rede fixa nacional)