Seja profissional, seja amador, qualquer desportista deve submeter-se a um conjunto de procedimentos para realizar o exercício físico nas melhores condições e evitar problemas, principalmente do foro músculo-esquelético. Quanto mais exigente for a atividade – a um nível de alta competição –, mais importantes serão estes cuidados. A massagem desportiva é apenas um dos exemplos. Este procedimento pode ser dividido entre a massagem pré-evento e pós-evento.
O Instituto Borges de Sousa (IBS) conta com um curso de massagem desportiva com um programa curricular completo e um corpo docente especializado e experiente. Inscreva-se aqui
Quais são as principais características da massagem desportiva pré-evento?
- É um suplemento na etapa do aquecimento, porque melhora a circulação, aumenta a flexibilidade dos tecidos e diminui a tensão em excesso tanto a nível muscular, como a nível mental. Desta maneira a massagem desportiva prepara os atletas para que estes atinjam um máximo desempenho. Esta terapia manual desportiva é um complemento do aquecimento, visto que a massagem não mobiliza suficientemente o tecido para as alterações na circulação.
- Aumenta a temperatura nas áreas que irão sofrer um desgaste maior.
- Deve ser efetuada até 30 minutos antes do começo do exercício físico.
- As manobras são mais intensas, rápidas e localizadas para acionar os músculos e deixá-los mais ativos para o exercício físico. Porém os atletas mais ansiosos podem precisar de um procedimento mais lento.
- Dura cerca de 10 a 15 minutos. Não deve exceder os 20 minutos.
- Não recorre a óleo de massagem: como é escorregadio, pode causar desconforto nos atletas e interferir com a sua performance.
O nosso curso de massagem desportiva prepara os alunos para as diferentes fases deste procedimento. Quer saber mais? Envie as suas dúvidas para o endereço ibs.formacao@hotmail.com
Quais são as principais características da massagem desportiva pós-evento?
- Pretende eliminar os resíduos tóxicos do organismo e ajudar a reduzir a dor, descomprimir, devolver a flexibilidade e reduzir os espasmos nos músculos. Tem também um papel de relevo na aceleração do processo de recuperação do esforço e repõe os níveis de oxigénio. Caso haja uma suspeita de lesão nos tecidos, pode ser necessário recorrer à criomassagem ou seja a uma massagem com gelo.
- Garante uma recuperação duas a três vezes mais rápida em comparação com um período de repouso.
- Não tem uma duração rígida, mas é uma massagem curta.
- É um suplemento do processo de arrefecimento, sendo efetuada depois do final dessa rotina específica.
- Direcionada para grandes grupos de músculos.
- Tem um ritmo mais lento e aprofunda progressivamente a pressão.
- Deve ser feita até duas horas após o evento para evitar uma rigidez muscular tardia e impedir um dos primeiros passos para a inflamação – a acumulação de neutrófilos.
Adquira estes e outros conhecimentos através do curso de massagem desportiva do IBS. A nossa formação tem preços competitivos e horários flexíveis! Se quiser saber mais, pode entrar em contacto connosco pelo 218 238 480 (em Lisboa, chamada para a rede fixa nacional) ou 220 135 406 (no Porto, chamada para a rede fixa nacional)