" role="banner">

Quais as diferenças entre as massagens desportivas pré e pós-evento?

Seja profissional, seja amador, qualquer desportista deve submeter-se a um conjunto de procedimentos para realizar o exercício físico nas melhores condições e evitar problemas, principalmente do foro músculo-esquelético. Quanto mais exigente for a atividade – a um nível de alta competição –, mais importantes serão estes cuidados. A massagem desportiva é apenas um dos exemplos. Este procedimento pode ser dividido entre a massagem pré-evento e pós-evento.

O Instituto Borges de Sousa (IBS) conta com um curso de massagem desportiva com um programa curricular completo e um corpo docente especializado e experiente. Inscreva-se aqui

Terapia Manipulativa

Quais são as principais características da massagem desportiva pré-evento?

  • É um suplemento na etapa do aquecimento, porque melhora a circulação, aumenta a flexibilidade dos tecidos e diminui a tensão em excesso tanto a nível muscular, como a nível mental. Desta maneira a massagem desportiva prepara os atletas para que estes atinjam um máximo desempenho. Esta terapia manual desportiva é um complemento do aquecimento, visto que a massagem não mobiliza suficientemente o tecido para as alterações na circulação.
  • Aumenta a temperatura nas áreas que irão sofrer um desgaste maior.
  • Deve ser efetuada até 30 minutos antes do começo do exercício físico.
  • As manobras são mais intensas, rápidas e localizadas para acionar os músculos e deixá-los mais ativos para o exercício físico. Porém os atletas mais ansiosos podem precisar de um procedimento mais lento.
  • Dura cerca de 10 a 15 minutos. Não deve exceder os 20 minutos.
  • Não recorre a óleo de massagem: como é escorregadio, pode causar desconforto nos atletas e interferir com a sua performance.

O nosso curso de massagem desportiva prepara os alunos para as diferentes fases deste procedimento. Quer saber mais? Envie as suas dúvidas para o endereço ibs.formacao@hotmail.com

Quais são as principais características da massagem desportiva pós-evento?

  • Pretende eliminar os resíduos tóxicos do organismo e ajudar a reduzir a dor, descomprimir, devolver a flexibilidade e reduzir os espasmos nos músculos. Tem também um papel de relevo na aceleração do processo de recuperação do esforço e repõe os níveis de oxigénio. Caso haja uma suspeita de lesão nos tecidos, pode ser necessário recorrer à criomassagem ou seja a uma massagem com gelo.
  • Garante uma recuperação duas a três vezes mais rápida em comparação com um período de repouso.
  • Não tem uma duração rígida, mas é uma massagem curta.
  • É um suplemento do processo de arrefecimento, sendo efetuada depois do final dessa rotina específica.
  • Direcionada para grandes grupos de músculos.
  • Tem um ritmo mais lento e aprofunda progressivamente a pressão.
  • Deve ser feita até duas horas após o evento para evitar uma rigidez muscular tardia e impedir um dos primeiros passos para a inflamação – a acumulação de neutrófilos.

Adquira estes e outros conhecimentos através do curso de massagem desportiva do IBS. A nossa formação tem preços competitivos e horários flexíveis! Se quiser saber mais, pode entrar em contacto connosco pelo 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406