" role="banner">

Quer especializar-se em bandas neuromusculares? Há um curso para si!

A especialização em terapia da dor, do IBS, contempla no seu plano curricular a aprendizagem e aquisição de técnicas dirigidas à eliminação da dor. Terapia Miofascial e Trigger Points, técnicas de impulso, técnicas de aplicação de bandas neuromusculares (kinesiotapes), técnicas de inibição da dor, técnicas funcionais (Cranial e Visceral) e técnicas somáticas são lecionadas neste curso, que arranca em setembro, no Porto e em Lisboa.

Uma das componentes formativas é a aplicação de bandas neuromusculares. Este método surgiu no final dos anos setenta, na Ásia. Kenzo Kase foi o criador da técnica, que recorre a bandas de várias cores para aplicar a terapia. Por exemplo:

– O rosa favorece a circulação sanguínea;

– O azul facilita o relaxamento;

– O laranja dá energia.

Bandas neuromusculares ativam/inibem os músculos

O seu principal papel passa pela correção articular e ligamentar, através da atuação sobre o músculo. Podem ser usadas em qualquer idade e devem ser aplicadas por profissionais habilitados nesta área, que sejam capazes de fazer uma avaliação prévia da área músculo-esquelética do paciente.

Estas bandas têm ainda a vantagem de não terem químicos, nem álcool, pelo que não há reação alérgica. Além disso, permitem que a pele respire, causando um efeito de massagem e drenagem sempre que há movimentos. Por isso, podem ser aplicadas por períodos de cinco dias.

 

Formação neste método é imprescindível

As bandas neuromusculares são utilizadas em processos de reabilitação por médicos, fisioterapeutas e outros especialistas de saúde. Daí que o curso do IBS seja direcionado exclusivamente para estes profissionais.

Na formação em terapias da dor, que arranca em setembro, aprenderá a avaliar o problema, diagnosticar a causa e definir a terapêutica a seguir.

Os nossos alunos adquirem conhecimentos para aplicar corretamente esta banda adesiva. Este processo segue regras para que os músculos, ligamentos e tendões estejam protegidos durante os movimentos e o efeito seja o pretendido: ativar a circulação do sistema sanguíneo e linfático.

 

Se está interessado na técnica de aplicação de bandas neuromusculares, contacte-nos para saber mais informações sobre o curso de terapias da dor e inscreva-se antes de setembro

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406