" role="banner">

Quer saber tudo sobre fisiopatologia da dor?

Todos os profissionais de saúde que trabalham com pacientes que sofrem de dor crónica querem saber tudo sobre a fisiopatologia da dor. O conhecimento da fisiologia, anatomia e todos os mecanismos, fisiológicos e psicológicos, desta sensação desagradável é essencial para aplicar a terapêutica indicada e todas as ferramentas disponíveis. No Instituto Borges de Sousa (IBS), há um curso de especialização, desenvolvido por uma equipa com mais de 40 anos de experiência em terapias da dor e dirigido a profissionais de saúde, que aborda este tema vasto.

No curso de terapia da dor, o ensino da fisiopatologia da dor assume especial importância, já que quanto maior for o conhecimento sobre esta patologia, melhor será a capacidade de resposta e de uso do tratamento mais indicado para proporcionar ao doente melhores cuidados de saúde e mais humanizados.

No IBS o ensino da fisiopatologia da dor é primordial

A dor crónica é uma das razões que levam grande parte da população a procurar os profissionais de saúde. Quando não há resposta ou esta não é adequada, os custos socioeconómicos são enormes, desde os efeitos psicológicos e sociais, passando pelo absentismo.

Por isso, a inovação do curso do IBS está na vertente inovadora do plano de estudos, que inclui metodologias e conceitos sobre as várias terapias e, sobretudo, sobre o «adn» da dor. Conhecer a dor, isto é, a sua fisiopatologia é o ponto de partida para o sucesso do tratamento aplicado ao doente. Os nossos alunos obtêm por isso uma formação global.

A coordenação científica e pedagógica do curso está a cargo do professor Dr. Borges de Sousa, reconhecido pelos seus 40 anos de experiência em terapias manuais. Formou 80% dos osteopatas qualificados do nosso país e 90% dos professores de osteopatia que lecionam em Portugal.

 

Formação especializada e técnica

Um dos pontos que diferenciam este curso dos restantes é, além da aposta no ensino da fisiopatologia da dor, a componente prática, direcionada para a rápida e fácil integração destes especialistas no mercado de trabalho. Daí que o curso de terapia da dor foque as novas tecnologias de diagnóstico e terapêutica, assim como o conhecimento estratégico do marketing em saúde.

A formação em terapia da dor inclui um estágio obrigatório, realizado nos centros de estágio do IBS, em Lisboa e no Porto, para que os formandos apliquem em ambiente real os conhecimentos adquiridos.

Não perca a oportunidade de se tornar num conhecedor da fisiopatologia da dor e especialista nas suas terapias. A próxima edição do curso arranca em setembro. Inscreva-se.

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406