Sabia que a massagem desportiva é uma técnica milenar?

Há já muitos séculos que a massagem é encarada como uma terapia essencial para a estimulação e recuperação dos músculos a um nível preventivo, terapêutico ou desportivo. Sabia que o mais antigo registo de uma massagem data de 3000 anos antes de Cristo e foi feito pelo povo chinês?

Desde essa época a massagem tem conquistado o mundo e ganhado reconhecimento junto de imensos profissionais de saúde e atletas amadores e profissionais. É por esse motivo que o Instituto Borges de Sousa (IBS) aposta num curso de massagem desportiva em que poderá descobrir muitas mais curiosidades sobre esta área! Inscreva-se aqui

massagem

Na Grécia Antiga o azeite era utilizado como produto de massagem

A origem da massagem desportiva remonta ao período primitivo: quando o Homem sofria alguma lesão no decorrer de uma luta ou corrida, sentia um grande alívio mal colocava instintivamente a sua mão na área da dor.

Foi no poema épico Odisseia, de Homero, no século VIII antes de Cristo que a aplicação da massagem em atividades atléticas é relatada pela primeira vez. O autor conta que os atletas eram massajados através de azeite para o alívio do cansaço e fadiga.

De acordo com Homero, antes das massagens os desportistas até ficavam numa espécie de banheira com água fria para relaxar e manter a higiene. Era o método precursor da Hidroterapia.

Entretanto o historiador Heródoto e o «pai da Medicina» Hipócrates também sublinharam a importância das massagens que deveriam ser ministradas com a finalidade de preparar os atletas para desgastantes provas de força.

Reconhecendo a relevância da massagem desportiva como prevenção e recuperação até aos dias de hoje, o IBS disponibiliza uma formação centrada neste procedimento. Algumas das principais vantagens do nosso curso de massagem são a sua curta duração e a certificação acreditada. Se quiser saber mais, ligue-nos pelos números 218 238 480 (em Lisboa) ou 220 135 406 (no Porto)

Massagem desportiva já era utilizada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

A massagem desportiva foi bastante utilizada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, aproximadamente 700 anos antes de Cristo. Nessa época a comunidade médica já concordava que, quando se pressionava a musculatura dos atletas, os desportistas recuperavam muito mais rapidamente do cansaço ou lesões.

Até hoje a massagem desportiva mantém-se como uma das técnicas mais utilizadas pelos atletas, recorrendo praticamente às mesmas manobras dessa época ou seja a movimentos mais rápidos e fortes, se compararmos com a massagem estética. Desta forma é possível estimular a eliminação do ácido láctico que se encontra acumulado nos músculos após uma atividade intensa, provocando imensas dores nesses órgãos.

Para aplicar estas manobras corretamente, ingresse na nossa formação! O programa curricular do curso de massagem desportiva do IBS inclui Técnicas de Tratamento e Estágio. Se restarem dúvidas, envie as suas questões para o endereço ibs.formacao@hotmail.com

Instituto Borges de Sousa - Lisboa
Av: António Augusto de Aguiar, nº9 -4º Lisboa, Phone: 216 092 085
Instituto Borges de Sousa - Porto
R. Alexandre Herculano 351, 2º Porto, Phone: 220 135 406